CONTEÚDOS - Artigos Semanais

Os perigos das Fake-News tanto para quem as produz quanto para quem apenas as encaminha.



As tecnologias nos permitem acessar informações sobre todos os assuntos de forma praticamente instantânea. Mas toda essa facilidade para encontrar e compartilhar notícias também trouxe uma questão problemática.

As fake news, são as notícias com teor inteiramente ou parcialmente falso. Essas notícias causam prejuízos em diversos sentidos e disseminá-las pode gerar efeitos legais graves.

Embora a divulgação de fake news possa ocorrer em qualquer meio de comunicação, sua principal forma de disseminação acontece na internet. Redes sociais e aplicativos de mensagens, são as principais fontes de notícias falsas, principalmente pela facilidade em compartilhar tais informações.

Atualmente no Brasil não há uma legislação específica para essas divulgações. Entretanto, esta brecha não impede uma eventual responsabilização daqueles que produzam ou repassem essas falsas notícias, que podem acabar prejudicando a reputação de terceiros.

Quem se considerar vítima do conteúdo de uma fake news deve procurar auxílio com um advogado e buscar as medidas judiciais cabíveis para responsabilizar o criador ou divulgador da matéria. Seja na esfera cível, por meio de uma indenização reparatória, ou criminal, que pode levar a uma condenação quando praticados, por exemplo, os crimes contra a honra injúria, calúnia e difamação.

Antes de compartilhar confira as fontes, procure ler a notícia completa e confira a data da notícia.

E caso haja dúvidas sobre a veracidade da notícia, é melhor resistir à tentação e não compartilhar.